PREFEITURA MUNICIPAL DE

NORMANDIA

TRABALHO, RESPEITO E JUSTIÇA

Encontro de Multivacinação Transfronteiriço Reforça Cooperação entre Brasil e Guiana em Normandia

Em um evento histórico de cooperação e solidariedade regional, o Encontro de Multivacinação Transfronteiriço marcou um passo significativo na promoção da saúde pública e no fortalecimento das relações entre as nações vizinhas, Brasil e Guiana. A parceria inovadora entre os municípios brasileiros de Normandia, Bonfim e Uiramutã e as localidades guianenses de Lethem e diversas Comunidades Indígenas, simboliza uma união de esforços na busca pela proteção da saúde de todos.

O evento, que teve lugar no município de Normandia, no dia 28 de Agosto, foi um testemunho tangível do compromisso compartilhado em enfrentar os desafios de saúde que transcendem fronteiras geográficas. A iniciativa visou fornecer uma gama abrangente de imunizantes para a população, atendendo às necessidades individuais de saúde e contribuindo para a prevenção de doenças evitáveis por vacinação.

O Encontro de Multivacinação Transfronteiriço não apenas ofereceu a oportunidade de acesso a uma variedade de imunizações, mas também promoveu a troca valiosa de conhecimentos entre os profissionais de saúde dos dois países. Esse intercâmbio enriquecedor não somente fortaleceu a capacidade de resposta a surtos de doenças, mas também promoveu uma compreensão mais profunda das práticas e abordagens médicas adotadas de ambos os lados da fronteira.

Dentre os ilustres presentes no evento estavam o Dr. Raposo, prefeito de Normandia, o Sr. Beniso, prefeito de Uiramutã, e o Sr. Jader Vieira, secretário adjunto e representante do prefeito de Bonfim. Além disso, destacaram-se personalidades como Andréa Rosado, superintendente estadual do Ministério da Saúde em Roraima, Valdirene de Oliveira, coordenadora estadual de vigilância em saúde, e Maria Simirames Furtado Lopes, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, secretários municipais de saúde, Sr. Jeovan Oliveira, de Normandia, e Lucas Ângelo, de Uiramutã.

A presença do Dr. Cerdel Mc Watt, Diretor do Departamento de Saúde da Região #9 do Ministério de Saúde da Guiana, e sua equipe, reforçou ainda mais o comprometimento bilateral. A equipe guianense compartilhou técnicas avançadas de aplicação de vacinas, enquanto as danças de parixara adicionaram um toque cultural marcante ao evento.

Durante o evento, o Sr. Jeovan Oliveira, Secretário Municipal de Saúde de Normandia, fez uma declaração enfatizando a importância do esforço conjunto: “Hoje, estamos testemunhando um momento histórico em que as fronteiras políticas não nos separam, mas nos unem para uma causa comum: a saúde de nossas populações. Através dessa parceria, estamos mostrando que juntos somos mais fortes, mais resilientes e capazes de superar obstáculos que, de outra forma, seriam insuperáveis. Nossa meta é garantir que cada indivíduo, independentemente de onde nasceu, tenha acesso às vacinas e aos cuidados de saúde necessários.”

Uma simulação conjunta das técnicas de aplicação de vacinas, conforme praticadas tanto na Guiana quanto no Brasil, refletiu a convergência dessas nações em direção a uma abordagem unificada para a saúde pública. Essa colaboração profunda e a vontade de compartilhar recursos e conhecimentos não apenas enriquecem os sistemas de saúde, mas também criam laços de confiança e amizade.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe