Prefeitura Normandia adere o programa Brasil Sorridente com 125 atendimentos, 234 moldagens e 212 próteses

O Brasil Sorridente é um programa do governo federal que tem mudado a atenção da saúde bucal no Brasil, de modo a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, o trabalho reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do sistema único de saúde- SUS.

O programa tem o objetivo de atender as pessoas que necessitam de prótese total superior e inferior e também de prótese parcial removível, restaurando a estética, fonética e mastigação dos pacientes.

Em novembro de 2021, a secretaria de saúde do município de Normandia deu início ao programa Brasil Sorridente, inclusive com cobertura para os moradores da zona rural e comunidades indígenas.

No município de Normandia foram atendidos 79 pacientes do município de Normandia, 01 paciente da comunidade do Jacarezinho, 03 pacientes da comunidade Sarabatana, 03 pacientes da comunidade Laurau, 02 pacientes da comunidade do Xumina, 24 pacientes da comunidade da Raposa I, 01 paciente da comunidade do Tarame, 01 paciente comunidade do Monte Sião, 02 pacientes da comunidade do Embaúba, 04 pacientes da comunidade da Raposa II, 03 pacientes da comunidade do Parnasio, 01 paciente da comunidade do Napoleão, 01 paciente da comunidade Patativa, somando o total de 125 pacientes atendidos, realizado 234 moldagens e entregue 212 próteses, dos pacientes moldados está faltando entregar 22 próteses dentarias de 14 pacientes. Serão fornecidas 600 próteses dentárias para os munícipes, ainda temos 366 próteses disponíveis.

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, informa que ainda existem vagas para quem deseja adquirir sua prótese dentária totalmente gratuita através do programa Brasil Sorridente, procurando a Unidade Básica de Saúde – UBS, IRACEMA GALVA, para realizar uma avalição junto com a equipe especializada de Odontologia daquela unidade.  A avaliação e triagem desses pacientes são de livre demanda, realizados pelos dentistas do Centro de Saúde Iracema Galvão, de segunda-feira a sexta-feira das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, as moldagens e entregas das próteses dentarias é realizado por um Laboratório Regional de Prótese Dentaria que fica localizado na cidade Boa Vista, eles se deslocam diretamente para o centro de saúde do município.